quinta-feira, 24 de maio de 2012

Maldoror - Bar Lounge Classics Vol.5











Li os " Cantos de Maldoror " nos meus vinte e alguns e marcou-me para sempre, livro alucinado,uma viagem psicadélica fantástica às profundezas do ser, um filme por fazer.
Incrível a forma como ele confronta o Criador, muito avançado o Isidore Ducasse que só viveu 24 anos e escreveu este documento único...








“Vós me destes a lógica, que é como a própria alma  de vossos ensinamentos, 
cheia de sabedoria; com seus silogismos, cujo labirinto complicado nem por isso deixa de ser compreensível para mim, minha inteligência sentiu duplicarem suas forças audaciosas. 
Com a ajuda deste auxiliar terrível descobri na humanidade, ao nadar rumo às profundezas, diante do arrecife do ódio, a maldade negra e 
horripilante que vegetava em meio a miasmas deletérios, admirando seu umbigo. 
Fui o primeiro a descobrir, nas trevas de suas entranhas, esse vício nefasto, o mal! 
Superior nela ao bem. Com essa arma envenenada que  me concedestes fiz descer de seu pedestal construído pela covardia do homem, o próprio criador!”








 " 
Em que estavas pensando, menino? 

- Eu pensava no céu. 
- Não é necessário que penses no céu; já é bastante pensar na terra, estás cansado de viver, tu que mal acaba de nascer? 
- Não, mas qualquer um prefere o céu à terra. 
- Pois bem, eu não. Pois já que o céu foi criado por deus, assim como a terra, podes estar certo de que lá encontres os mesmos males que aqui em baixo. 
Depois da tua morte, não serás recompensado de acordo com teus méritos; pois, se cometem injustiças nesta terra (como tu o perceberás, por experiência própria, mais tarde), não há motivo para que, na outra vida, não se cometam outras tantas.







O melhor que tens a fazer é não pensar em deus, e praticar a justiça por tuas 
próprias mãos, já que esta te é recusada... Desejas riquezas, belos palácios e a glória? Ou me enganaste quando afirmaste essas nobres pretensões? 
- Não, não, eu não o enganava. Mas queria alcançar  o que desejo por outros meios. 
- Então, nada alcançarás. Os meios virtuosos e bem intencionados não levam a nada. É preciso por em acção alavancas mais enérgicas e tramas mais sábias. 
Antes que te tornes célebre pela virtude, e assim alcances tua meta, uma centena de outros terá tido tempo de saltar sobre tuas costas, e chegar ao fim da corrida antes de ti, de forma que não haverá mais lugar para suas ideias estreitas."






Tu me darias prazer, ó criador, se me deixasses expressar meus sentimentos. 
Manejando sarcasmos terríveis, com mão firme e fria, advirto-te que meu coração conterá o bastante deles para poder atacar-te até o fim de minha existência.
Golpearei tua carcaça  oca; e com tamanha força, que me encarrego de fazer saírem dela as parcelas restantes de inteligência que não quiseste dar ao homem, pois teria ciúme de fazê-lo igual a ti, e que escondeste em tuas tripas, bandido esperto, como se não soubesses que mais cedo ou mais tarde eu as descobriria com meu olho sempre aberto, as roubaria, e as compartilharia com meus semelhantes.







Eu vos criei; portanto, tenho direito de fazer convosco o que bem entender. 
Nada me fizestes, não digo o contrário. Faço-vos sofrer, e isso é para o meu prazer”






“Eu vi, durante toda a minha vida, sem exceptuar um só, os homens de ombros 

estreitos praticarem atos estúpidos e numerosos, embrutecerem seus 
semelhantes, enfiarem o dinheiro dos outros no bolso, e perverterem as almas por todos os meios”





http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Lautr%C3%A9amont





2 comentários:

  1. "Homens de ombros
    estreitos praticarem atos estúpidos e numerosos" tornou-se característica comum, inerente ao ser humano. E como é triste essa constatação. E o que fazer? Eu não sei...

    Belo embate você nos narrou.

    Que seja bacaninha o seu fim de semana, Tony.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. Ai ai ai Tony,que escolha tensa. Recebi aqui como uma bofetada pra a-cor-dar..."Os meios virtuosos e bem intencionados não levam a nada." Será messssmo?! Vou seguindo daqui no único jeito que aprendi a ser...e tomando os tabefes da vida....fazer o quê?!
    Beijuuss, amado, n.a.

    ResponderEliminar