terça-feira, 7 de setembro de 2010

a propósito do 7 de Setembro


Em relação a Samora, devo dizer que vivi os anos negros do marxismo-leninismo, da ditadura do proletariado e ele era sem dúvida um ditador pois era omnipotente, legislava no momento, demitia na hora, enfim ...
vivia-se com medo até de pensar contra o regime não fosse alguém detectar no olhar algum sinal; eram os tempos da mal famigerada snasp, dos fuzilamentos, das guias de marcha, da perseguição aos que eram diferentes, os xiconhocas, etc.
hoje vejo as coisas de modo diferente, pois a democracia boçal demonstra que não estávamos preparados para tanta liberdade, não estávamos educados para respeitar o próximo nem as leis, não estavam os governantes politizados  como era suposto estarem  visto serem os mesmos do tempo de Samora e o país deu no que deu, uma anarquia selvagem em que quem puder saca o máximo ao seu alcance e os ideais que se expludam!!!!
projectando Samora numa das múltiplas probabilidades em função da realidade dos dias de hoje , ele iria com certeza com o passar dos anos começar a aliviar a mão de ferro e aos poucos a conceder espaço para uma democracia, só e quando o povo realmente estivesse preparado e com condições intelectuais e materiais que lhes permitisse  conviver democrática e livremente numa nova sociedade !!
Para isso teríamos que ser sérios em políticas de educação, sérios em politicas de desenvolvimento económico, sérios no uso dos donativos concedidos, sérios na distribuição isenta de oportunidades à sociedade e sérios a sonhar este país para todos!!!
Ele morreu e tudo não passa de um mar de  meras conjecturas, do provável versus improvável !!!
É apenas uma hipótese, um ponto de vista, um exercício de sonhar  imaginar como poderia ter sido, somente!!
a história não permitiu que ele vivesse para vermos como seria este país hoje com ele....
agora só nos resta trabalhar, estudar, crescer e nunca deixar de sonhar um Moçambique melhor!!!
O tempo, implacável, não deixará de colocar tudo no seu devido lugar !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário