terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jimmy Dludlu - Afrocentric





Nasceu em  Moçambique, aos 13 anos começou a aprender a tocar numa viola  feita de lata de um primo, sonhava um dia conseguir tocar jazz...
Nos princípios dos anos 80, imitando as músicas do Wazimbo, seu ídolo, começou a aparecer na cena maputense como novidade...
Com o sonho de ser músico profissional, deixa o país nos princípios da década de 90  indo então para Suazilândia, Botswana e depois para África do Sul, onde fez a licenciatura em música .
  A fama chega naturalmente com seus álbuns "Echoes from the past" editado em 1997 e "Essence of rhythm" editado em Junho de 1999 .
Músico consagrado, lança Afrocentric  em 2002, que é simplesmente uma obra prima !!!
Os ritmos de Moçambique e do Sul da África são por Dludlu trabalhados, cinzelados e apresentados como música de altíssima qualidade.
Segundo os conhecedores, o seu estilo é uma mistura de Geoge Benson,Pat Methenye  com as lendas sul africanas, Miriam Makeba, Letta Mbulu, Hugh Masekela, Themba Mokwena, e Allen Kwela.
Parceiro dos grandes mestres da guitarra, tocou com nomes como Hugh Masekela, Miriam Makeba, Brenda Fassie, Chicco , Sipho Mabuse etc.
Galardoado com vários prémios:
Em 1998 com o álbum " Echoes from the Past" vence os prémios da SAMA Music Award ,"Best Newcomer" e "Best Contemporary Jazz Album".
Em 2002 ganha o prémio"Best Male Artist"  com o álbum "Essence of Rhythm" ,ganha  também "Best Contemporary Jazz Album" pela SAMA Music Awards.
Lady s and Gentlemen, para quem não conhece, Jimmy Dludlu !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário