sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Meu Herói Eduardo Mondlane



                                               20/06/1920 - 03/02/1969















Feriado longo, todo mundo usufruindo dos 3 dias, nas praias, de visita a outros lugares ou simplesmente curtindo o sossego da casa sem horários para cumprir, todos gozando o 3 de Fevereiro.

O dia em que se comemora a passagem dos 43 anos sobre o assassinato de Eduardo Chivambo Mondlane, o pai da pátria moçambicana !!
Este intelectual, self made man, professor de história e sociologia na Universidade de Syracuse, New York, investigador nas Nações Unidas, onde estudava as razões e os acontecimentos que estavam a levar os países africanos a lutar pela Independência.
Foi ele que uniu os movimentos que lutavam pela Independência de Moçambique e que em conjunto fundaram a Frente de Libertação de Moçambique, tendo sido ele nomeado o primeiro Presidente da Frelimo.
Foi assassinado por um encomenda bomba  e nunca se soube quem o matou.





    
                 









Eduardo Mondlane casou com uma cidadã americana com quem teve 3 filhos.

Esta curta biografia é suficiente para se perceber que ele era um homem com uma cultura, educação e uma formação acima da média.
Filho de um chefe tradicional, Mondlane estudou na missão presbiteriana suíça próxima de Manjacaze. Terminou os seus estudos secundários numa escola da mesma igreja na África do Sul e depois de uma curta passagem pela Universidade de Lisboa, foi financiado pelos suíços e foi estudar para os Estados Unidos onde se doutorou em sociologia.

Imaginar este líder a governar este País é um exercício lindo de se fazer.
Os valores, o conhecimento e a inteligência deste democrata nato nos teriam guiado na senda de um Moçambique sério, baseado no fundamento basilar por ele defendido, o de criar condições de vida dignas para os moçambicanos.
Teríamos um sistema de ensino para além do vulgar e ao fim destes 36 anos teríamos moçambicanos formados e com capacidade igual a qualquer cidadão formado nas grandes universidades deste mundo.



                             














A sua visão global, a sua experiência  de vida em várias capitais europeias, a sua permanência por longo tempo nos EUA  a exercer cargos importantes, fariam com que ele nos trouxe-se  ensinamentos  sobre a necessidade de seriedade, nos estudos, no trabalho, na sociedade, em casa e de certeza que hoje seríamos cidadãos dignos e orgulhosos da nossa pátria.
A ambição de ter uma educação e formação equiparada aos outros países era o foco principal, que não se concretizou e hoje somos este país de 3º mundo, corrupto, miserável, mendicante onde os malfeitores governam de forma impune.

Ele foi assassinado e esse propósito enterrado com ele. Tudo o que aconteceu depois desse ato cobarde já todos nós sabemos e continuamos a testemunhar diariamente o quão longe este país está da mística, da classe, do projeto  que envolve o nome deste líder africano único , com uma dimensão tão grande só comparável a de Mandela.
Lamento, mas devo dizer que não entendo porque não se fala, não se divulga a figura exemplar deste moçambicano saído de Manjacaze  que sonhou o seu país, iniciou e liderou a luta de libertação, lutou abnegadamente deixando para traz uma vida e uma carreira promissora nos EUA   e morreu lutando !!!!
Iniciei este post a descrever o feriado e termino dizendo que para a maioria deste povo este dia significa apenas 3 dias de descanso…
Memória curta e ingratidão a de quem governa e não exalta este herói maior e pobreza de formação e de cultura dum povo que não homenageia os seus heróis, não porque seja insensível, mas apenas porque não tem essa educação e porque tem outras prioridades, como por exemplo, a desesperada luta diária para sobreviver à vida dura que a Independência não aliviou nem um bocadinho.













4 comentários:

  1. A trilha sonora, pra variar, maravilhosa... Já deu pra perceber que tu és um amante também da música brasileira.

    A curta memória do povo em relação aos seus heróis de verdade é bem como você descreveu, é igual em todo lugar. Linda a história de Mondlane. Não se fez um filme?

    Beijo, Tony.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Milena querida
      A música brasileira faz parte da nossa África, ela contém tudo de mais importante para nossa inspiração...do mesmo modo que no passado nossa música fez germinar por essas bandas essa música mulata que agora também é nossa...
      Não fizeram mas está bem na hora de se começar a pensar fazer...o crime já prescreveu !!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Aprendi mais um cadim com vc...deveria eu envergonhar-me por não conhecer esse senhor e essa história maravilhosa? (shame of me) Quanto à falta de memória, que eu saiba, é em todo e qualquer país!!! Infelizmente.
    Beijuuss n.a.

    ResponderEliminar
  3. Regina,
    Quê isso, de modo nenhum...se nosso País esquece dele e não mostra ao mundo sua figura ímpar como poderia você adivinhar que ele existiu,lol
    Beijinho

    ResponderEliminar