segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quem me dera ser onda - song by Keb' Mo'





Faz mais de 20 anos que li este pequeno romance que é uma obra de humor a sério.
O saudoso Heliodoro Baptista emprestou-me o livro e quis que o lê-se no mesmo dia, e foi isso que fiz enquanto  ouviamos música , ele vasculhava outros livros e fumávamos uns charritos...
Ainda não tinha trazido nada de humor para aqui e depois de tanta seriedade espiritual nada como a perspectiva dumas boas gargalhadas ....
Recomendo absolutamente a leitura deste livro...









Este livro é a crónica de uma cidade numa época em que o socialismo era a ideologia dominante. Aqui  o autor caricatura a sociedade e a burguesia como era vista na visão socialista aproveitando-se para tanto da descrição da vivência cultural quotidiana daquele povo.



...o autor é o angolano Manuel Rui que evidência o carácter cómico durante toda a narrativa.

Diogo e sua família são oriundos do interior, moram no sétimo andar de um prédio que não permite animais domésticos; porém Diogo tem muito desejo de comer carne e acaba ganhando um porquinho, ao leva-lo para casa sua intenção é cria-lo até que engorde e se torne uma apetitosa refeição.

Os filhos de Diogo, Ruca e Zeca se afeiçoam ao animal, dão-lhe o nome de carnaval,  já que é nessa data que o pai pretende fartar-se da sua carne, brincam com ele e fazem com que o porquinho seja mais que um animal de estimação; seja parte da família.

Com a presença de carnaval o prédio vira uma confusão só, pois o sindico desconfia da sua existência e tente de todos os jeitos flagrar o animal de Diogo para que este livre-se do porco. Para os meninos tudo isso é uma festa, eles chegam a levar o porco para a escola a fim de mostrá-lo aos colegas.

As crianças têm importante papel durante a trama, pois são elas que possuem o pensamento rápido e astuto para conseguir garantir a permanência do animal, escondendo-o, através de mentiras, dos fiscais responsáveis pelo cumprimento das regras do prédio.


http://criscompagnoni.blogspot.com/2010/06/quem-me-dera-ser-onda.html?showComment=1321906234255#c4502091364103652549









1 comentário: