domingo, 31 de julho de 2011

Azagaia


Azagaia, ou Edson da Luz, seu nome real, é um rapper, redactor publicitário/copywriter e estudante moçambicano, autor do polémico álbum Babalaze, e de hits como Povo no Poder e Combatentes da Fortuna. O seu estilo musical, mais ligado à crítica social, e a té certo ponto, política, é o que caracteriza Azagaia, o rapper.
Biografia

Nasceu em Namaacha, província de Maputo, a 06 de Maio de 1984, sendo filho de pai cabo verdiano e mãe moçambicana.
Azagaia é estudante universitário na A Politécnica em Maputo.
Azagaia iniciou a sua carreira musical no grupo de hip hop Dinastia Bantu, donde também fazia parte o MC Escudo, com o qual gravaram o álbum Siavuma. Mais tarde, entrou para Cotonete Records e lançou o seu primeiro álbum a solo, Babalaze.
A polémica de Babalaze surgiu depois que foi publicada a música As mentiras da Verdade, para a divulgação do álbum, trazendo uma crítica social que a muito não se ouvia. Azagaia foi motivo de debates em várias camadas sociais, económicas e faixas etárias, alimentando posts em blogs e muito mais. É claro que a música foi censurada por alguns orgãos.
Pouco tempo depois, Azagaia voltava à carga, lançando o som A Marcha outra música fortemente crítica. Depois veio o lançamento do álbum em si, a 10 de Novembro de 2007, sendo um recorde de vendas no dia de estreia em Moçambique. Este albúm contou com a participação do rapper português, Valete.
Depois da greve de 05 de Fevereiro de 2008, Azagaia recebeu uma intimação e teve de se apresentar a procuradoria, por causa de Povo no Poder, som que o rapper lançou falando sobre a greve. O rapper não chegou a ser acusado. Ainda neste ano o rapper participou de um festival de música do mundo em Portugal, cidade do Porto. O Festival Mestiço recebeu Azagaia que dividiu o cartaz com Marcelo D2, rapper brasileiro e Sam The Kid, rapper português.
A 25 de Dezembro de 2007 e de 2008, Azagaia lançou os sons Obrigado Pai Natal e Obrigado de Novo Pai Natal, onde ele faz uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano no país, segundo seu ponto de vista.
Em 2009, Azagaia lançou o vídeo Combatentes da Fortuna, da música que o rapper diz ter-se inspirado na crise do Zimbábwe. Ainda neste ano o surgiram afirmações indicando que Azagaia seria candidato a assembleia da República pelo cícrulo eleitoral da Província de Maputo, concorrendo pelo partido MDM, liderado por Daviz Simango. Contudo, o MDM não chegou a concorrer por este círculo. No final deste ano, Azagaia ruma para Angola para participar no show do rapper angolano Kid MC, e esteve de novo ao lado de Sam The Kid.
No ano de 2010 lançou a música Arri que retrata um escândalo de tráfico de drogas em Moçambique, bem como outros casos de fuga ao fisco e assassinatos. Este escândalo é referente ao empresário moçambicano Mohamed Bashir Sulemane que foi incluido pelos E.U.A numa lista de barrões de droga. Ainda neste ano, Azagaia participou de dois festivais de música na Dinamarca, o Fair Trade Festival e o RAW Festival, sendo que o primeiro tinha carácter beneficiente com a participação de músicos de vários quadrantes do mundo e o segundo virado para a música electrónica e urbana.
Está previsto para o ano de 2011 o lançamento do seu segundo álbum de originais que se vai intitular Cubaliwa (significa "nascimento" em língua do Centro e Norte do país- Sena)
Discografia

[editar]Albums Solo
Babalaze - 2007
[editar]Participações e Colaborações
Siavuma (da Dinastia Bantu) - 2005
Mais Hip Hop no teu ouvido (da Cotonete Records)- 2006
GPro Mixtape (da GPro) - 2009
As Últimas Palavras (de Y-Not) - 2009
[editar]Azagaia e a imprensa

Assim como qualquer outra celebridade no mundo, o contacto de Azagaia com a imprensa, particularmente moçambicana, é muito frequente. Mas talvez devido ao seu estilo musical ou tema das suas músicas, a relação entre Azagaia e a imprensa moçambicana nem sempre é das melhores. Desde que lançou Babalaze, Azagaia passou a ser censurado nos canais públicos de rádio e televisão. Quase numca passa uma música ou entrevista de Azagaia nestes canais.
Em 2008, a participação de Azagaia no programa Moçambique em Concerto da TVM foi cancelada na última hora. Azagaia chegou a escrever uma carta dizendo que não tirava chapéu para a TVM.
Em 2010, depois de voltar de Angola, onde realizou um show no dia 27 de Dezembro de 2009, Azagaia viu a sua cara no jornal Público, numa notícia que dizia Azagaia escapa assassinato. Azagaia desmentiu o facto, e numa entrevista dada ao Programa Atracções do canal Record Moçambique, Azagaia mandou lixar o jornal Público.
https://www.facebook.com/pages/Azagaia/147084555354259?sk=info



Sem comentários:

Enviar um comentário