O estado de provação se estende fazendo já milhares de horas extraordinárias no meu viver.
Fiquei seco de palavras e só me sobrou o alento para beber a Sabedoria, a única possibilidade de continuar sem desfalecer definitivamente .
Então peguei meu Bhagavad - Guitá, meu Livro Sagrado e fui lendo e relendo esta lição.
Krixna , o Ser supremo sob a forma humana (avatar ), guia o carro de Ardjuna na batalha de 18 dias.
O Senhor Krixna disse:
Este corpo, ó Filho de Kuntí,
chama-se o campo:quem bem o conhece
é proclamado pelos sábios, disto
cientes, como conhecedor do campo.
Fica sabendo, ó Grão Filho de Bhárata,
que sou, do campo conhecedor em todos os campos.
Conhecimento do campo e do seu conhecedor
é, por Mim, tido como o vero conhecimento.
Escuta, vou dizer-te agora e em resumo
em que consiste o campo e qual a sua espécie,
a sua variedade e também sua origem,
e quem conhece o campo e quais os seus poderes.
Sábios- videntes, isto já muito cantaram
em vários hinos védicos, e nesses aforismos
referentes a Brahma e compostos p'la ordem
d'irrefutável, conclusivo raciocínio.
Os grandes elementos, a percepção do eu,
o intelecto mais o Não - manifestado,
e mais ainda os onze órgãos dos sentidos
e os cinco campos em que actuam os sentidos;
desejo, aversão, prazer e dor,
o agregado do corpo, a consciência
e a persistência, eis a descrição do campo,
em resumo, com suas modificações.
modéstia e total sinceridade
e não - violência e também honestidade,
paciência e serviço aos pés do Mestre ,
pureza, autodomínio e constância;
antipatia pelos objectos dos sentidos,
ausência d'egoísmo e o claro entendimento
dos malefícios, que provêm da doença
e da velhice e dor e nascimento e morte;
desprendimento, não - apego ante a família,
o filho, a mulher, a casa e tudo o mais,
e a consciência sempre igual, imperturbável,
ante o que vem que se deseja ou não deseja;
inteira devoção, a Mim só dirigida,
com rigorosa práctica d'Yôga,
vivendo num lugar, retiro solitário,
da multidão dos homens desgostoso,
em perpétua pesquisa só do conhecimento
d'Átma supremo, com a contínua percepção
d'alvo do conhecimento da verdade, eis
sabedoria: seu contrário é ignorância.
Átma - O Eu, principio do ser , e o eu individual. O Eu e o eu exprimem, por assim dizer, as ideias de personalidade e de individualidade. Ardjuna - filho do Deus Indra, Um dos cinco heróis do Mahabharata
Brahma - Brahma não é Um, nem simples Unidade, porque tais noções provêm da nossa mente finita e Brahma não tem fim. Ele é Unico em Unidade inconcebível.
Dharma - Na sua acepção mais geral, significa maneira de ser, a natureza essencial de um ser.
Filho de Kuntí - Ardjuna
Upanixads - O epílogo dos Vedas, as escrituras sagradas, datadas do séc. XII antes de Cristo.
...acreditar em si mesmo,
ResponderEliminarem sua espécie, superar os obstáculos, vencer a descrença em si e no destino e ir além.
namastê